quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

PONTAPÉ INICIAL

Esse canal de comunicação ficará passando exercícios, desafios, curiosidades, comentando as tarefas de sala, gabaritos das provas, notícias sobre educação e ciência e tecnologia, além de indicar sítios sobre matemática, vestibular e universidades.

Sobre os próximos assuntos...

OPERAÇÕES ENTRE CONJUNTOS E INFORMÁTICA

Toda agência publicitária, antes de criar e desenvolver campanhas para a venda dos produtos dos seus clientes, precisa conhecer bem seu público-alvo, ou seja, a faixa populacional que provavelmente se interessaria em comprá-los e a quem desejam atingir. O objetivo é atrair sua atenção e apresentar os produtos de tal forma que criem um desejo ou necessidade nos compradores potenciais e os motive a adquiri-los. Para obter as informações de que necessitam, as agências realizam ou encomendam pesquisas para empresas especializadas em coletas de dados e sua organização. Estas empresas recolhem informações como nome, idade, sexo, escolaridade, profissão, estado civil e número de filhos e as inserem num banco de dados. Mas, o que é um banco de dados? Nada além de um sistema computacional que armazena informações, permitindo ao usuário buscar e atualiza-las quando necessário. Essa busca está diretamente relacionada ao conceito de conjuntos e suas operações.
Vejamos um exemplo. Imagine que uma determinada marca de roupas necessite saber quantos adolescentes entre 15 e 18 anos residentes nas principais capitais do país são do sexo masculino, a fim de produzir sua próxima coleção de verão, direcionada a este público. Para obter essas informações é preciso acessar dois grupos de dados, ou conjunto: o dos adolescentes entre 15 e 18 anos e o das pessoas do sexo masculino. Existem alguns programas computacionais capazes de localizar e cruzar esses dados, ou seja, fazer a interseção desses dois conjuntos, devolvendo na tela as informações desejadas. Com base nos dados obtidos inicia-se, então, a criação das campanhas e peças publicitárias, agora mais objetivamente direcionadas ao público que se deseja atingir, aumentando assim, a possibilidade de serem bem-sucedidas.

SOBRE A TEORIA DOS CONJUNTOS

O estudo sobre a teoria dos conjuntos tem uma história bem diferente da história de outros ramos da Matemática que, em geral, se desenvolveram por meio de um longo processo. Essa teoria é a criação do matemático alemão Georg Cantor (1845-1918). Sua descoberta foi muito arrojada para a época e fez com que boa parte de seus contemporâneos não aceitasse sua teoria e dificultasse inicialmente sua assimilação. Entretanto, o matemático inglês George Boole (1815-1864) viu aplicações da teoria dos conjuntos em outros ramos da Matemática e desenvolveu um sistema chamado hoje de álgebra de Boole. Esse sistema tem atualmente numerosas aplicações, servindo de base para circuitos digitais de computador e para buscas em bancos de dados.

Nenhum comentário: